CuriosidadesNotícias

Quatro benefícios dos jogos de tabuleiro para a saúde mental

Com os dias sendo adaptados a uma nova normalidade e com as atividades sociais sofrendo restrições devido a pandemia, é comum que as pessoas se sintam isoladas e desenvolvam problemas como depressão e aumento dos níveis de estresse.

Nesse contexto, ressurgem com forte poder algumas atividades como a dos jogos de tabuleiro. Jogar em casa, já que as festas e os programas com amigos precisam de bastante cautela, tem se tornado uma alternativa ao estresse causado pelo isolamento.

A seguir, quatro benefícios proporcionados pelos jogos de tabuleiro e que acarretam diretamente na saúde mental das pessoas.

Palpite do dia

Desenvolvimento sócio-cognitivo

Desde o início da pandemia os dados apontavam para um resultado alarmante: crianças e adultos maiores de 60 seriam os mais afetados com o isolamento social obrigatório. De fato, o número de atendimentos em consultas a profissionais de saúde mental triplicou.

Idosos e crianças foram e estão sendo os mais afetados, pois a pandemia lhes roubou o contato familiar, a convivência na escola, as reuniões entre colegas. As famílias precisaram criar novas alternativas de entretenimento e interação social.

E os jogos de tabuleiro se mostram como uma opção prática e acessível, que permitem o compartilhamento de emoções, sorrisos, distração e diversão. Jogar possibilita interagir com o outro e aprofundar vínculos.

Reunir a família ao entorno da mesa gera um benefício especial para o cérebro das crianças, elas aprendem sobre regras, respeito, autocontrole e estratégia, além de se divertirem bastante com as brincadeiras e ritmo do jogo.

Jovialidade cerebral

A interação, o divertimento e a distração proporcionadas durante uma rodada de jogos de mesa tem a capacidade de estimular a produção dos famosos hormônios da felicidade. O cérebro se mantém em constante atividade e oxigenação.

Em idosos, os jogos são muito indicados na prevenção de doenças como Alzheimer, além de possibilitarem que estas pessoas não se sintam tão solitárias nessa fase delicada da vida, onde muitos se encontram mais sensíveis e dependentes.

Redução do estresse

Todo o nervosismo e aumento dos níveis de estresse causados pelo isolamento tem gerado cada vez mais problemas de caráter psicológico e emocional. Lidar com a solidão não tem sido fácil.

Nesse sentido, pequenas reuniões caseiras para o exercício de uma atividade prática e ágil como jogar, se tornam aliadas no combate ao estresse, alegrando as pessoas de forma tal que a preocupação acaba sendo canalizada em relaxamento.

Dinâmica familiar

Com muitos trabalhos sendo realizados desde casa e com a nova dinâmica de aulas ministradas à distância, o aumento das horas na frente de tecnologias como computadores, acabou aumentando.

As atividades de jogos em família podem ser uma boa para reestruturar a dinâmica da casa e proporcionar contato e interação entre os membros da família, que acabam vivenciando uma sobrecarga de tarefas e trabalhos.

As atividades que proporcionam interação social em grupos pequenos, como a dos jogos de tabuleiro, são ferramentas eficazes no combate ao estresse e ajudam a diminuir a sensação de solidão.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo