CuriosidadesNotícias

Quanto o FIES recebe das arrecadações das loterias Caixa?

O mundo da loteria sempre surpreende os seus apostadores. Muitos jogadores sabem que o dinheiro ganho da arrecadação de loterias vai para os cofres públicos, principalmente para ajudar alguns programas. E isso é verdade.

Um destes programas é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação de universidades particulares e privadas.

Como funciona?

Você já provavelmente viu na TV histórias de ganhadores que não foram retirar o seu prêmio. Infelizmente isso acontece. E você sabe para onde vai esse dinheiro? O dinheiro não retirado pelos apostadores é encaminhado para a Secretaria do Tesouro Nacional e depois repassado ao Fies.

Lembrando que o prazo para retirar o prêmio é de 90 dias após a data do sorteio. Se passar deste período, o dinheiro vai para a a Secretaria do Tesouro Nacional.

A Caixa, banco responsável pelas loterias informa que deixa isso bem claro: “Para divulgação das informações de recebimento de prêmios são utilizados cartazes nas casas lotéricas, volantes de aposta, bilhete original de aposta e o site da Caixa”, explica.

Segundo especialistas, a principal explicação para os prêmios não retirados é  esquecer de conferir os resultados. Ou seja, a maior parte destes ganhadores distraídos nem se deram conta que ganharam! Triste não é mesmo? Outra explicação é a perda de bilhete.

Por isso é recomendado sempre que fazer a aposta, guardar o bilhete em um lugar seguro e não se esquecer de conferir. Mesmo que você já aposte a 10 anos, nunca é tarde para ser um ganhador! Então, jamais deixe de conferir os números sorteados.

Dicas para não apostar em vão

Nunca se sabe o dia em que um jogador assíduo será o ganhador. Por isso, separamos algumas dicas para você colocar em prática, para assim não deixar a sua aposta em vão.

  1. Marque na agenda ou ative um lembrete no celular ou e-mail para conferir resultados após cada sorteio. Isso deve fazer parte de sua rotina.
  2. Crie uma rotina para conferir seus jogos e separe um dia da semana para conferir todos seus bilhetes.
  3. Coloque todos os bilhetes em um mesmo lugar: ainda mais se você faz inúmeras apostas. Então indica-se escolher uma caixa, ou recipiente para que possa incluir o bilhetes, e assim fazer a correção semanal dos resultados. Achar um bilhete premiado dentro do seu bolso ou no criado-mudo quando o prazo para receber o prêmio se expirou, com certeza te matará de raiva pro resto da vida!
  4. Ao conferir seu bilhete e se dar conta que ele está premiado, escreva seu nome e seu CPF no verso e tire cópias. Assim, em caso de perda, ninguém sacará seu prêmio a seu nome e somente você terá o direito a sacar o prêmio. Não se esqueça que o bilhete deve ter o seu nome e CPF, isso é fundamental para retirada do prêmio.

Não adianta apostar e não conferir se foi sorteado. Porém, caso isso aconteça quem ficará feliz são os estudantes agraciados com a bolsa do Fies.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo